Botões

22/10/2009

VI Encontro de Fruticultura de Caroço de Jarinu e Região

A Hortifrutiflores está se preparando para o
"VI ENCONTRO DE FRUTICULTURA DE JARINU E REGIÃO"
que acontecerá em abril de 2010.


Até lá novas informações serão postadas.
Bem como os partrocinadores e apoiadores do evento.

CURSO DE PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE NASCENTES

NÃO DEIXE SUA MINA SECAR...

PREPARE-SE!

CURSO DE PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE NASCENTES PARA PRODUTORES RURAIS -

CONSCIENTIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO

A Associação Hortifrutiflores de Jarinu fica no Córrego Tijuco Preto, Bairro que faz parte do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas que é um programa do Governo Estadual executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, através da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI, com o objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo, que tem a microbacia hidrográfica como unidade de trabalho.

Tivemos a oportunidade de trazer para o município o curso que pretende mostrar à comunidade rural de Jarinu a origem do problema de escassez da água.
E a importância da preservação dos mananciais para não haver a diminuição da vazão das nascentes.

***

Inscrições até dia 03 de novembro ( hff.jarinu@yahoo.com.br)
Vagas limitadas

Local do Curso: Sede da Associação Hortifrutiflores de Jarinu

Dia: 05 de novembro de 2009

Horário: Início 12 horas – Término 19horas
***

Apoio Local: Associação Hortifrutiflores de Jarinu
Realização: Sindicato Rural de Campinas
Patrocínio: Fundo Estadual dos Recursos Hídricos FEHIDRO – CBH – PCJ

16/10/2009

" Ora pois!"

A Associação Hortifrutiflores de Jarinu e a Casa da Agricultura de Jarinu representados pela Presidente da associação Mariliza Scarelli Soranz e o Eng. Agr. José Braga Semis, estiveram presentes no III Forum de Desenvolvimento do Circuito das Frutas no dia 16 de outubro/ 09 que aconteceu no Centro de Engenharia e Automoção CEA/ APTA sob organização da Associação de Turísmo Circuito das Frutas.

“ Um evento muito bem organizado com presença de autoridades de alguns municípios, mas que estiveram somente na abertura. Um evento como este, no qual envolve o Polo Turístico Circuito das Frutas, no mínimo deveria haver a presença das secretárias de agricultura e turísmo dos municípios, por obrigatoriedade ( só para constar: NÃO HAVIA NENHUMA).

Houve uma grande cobrança pela ausencia do produtor rural já que o Circuito é das frutas e não existe Circuito das Frutas sem frutas; logo o produtor rural é importante ( parece).

PERGUNTA: Se o Pólo Turístico do Circuito das Frutas, desde o princípio, baseou o marketing no turismo, ou na importancia de trazer uma nova oportunidade economica para o pequeno produtor rural, porque cobrar pela ausencia dos produtores rurais que não tem foco no turísmo?

Deveria se cobrar pela ausencia das secretarias de turismo e das propriedades turisticas de cada municipio e não dos produtores rurais que não fazem parte da Associação Turística do Circuito das Frutas.

É necessário que se entenda : se é importante a presença dos produtores rurais, que não tem o FOCO no turismo rural nesses eventos( e diga- se de passagem, foi um ótimo evento, com palestra e debates coerentes e significantes) porque o marketing do Circuito das Frutas é baseado apenas o turísmo?

Acho que o que está faltando é a constante avaliação dos municípios que fazem parte deste Circuito que é tão importante para o estado de São Paulo e porque não dizer para o Brasil, para que revejam qual é objetivo MACRO do Pólo Turístico Circuito das Frutas. Se nessa reavaliação perceberem que o produtor rural é importante, então deve- se recomeçar do zero, porque, lá traz o foco foi apenas Turísmo. ( pelo menos é essa a imagem que ficou... )”

Mariliza Scarelli Soranz

PS: Parabéns aos organizadores e a todos que participaram do III Forum de Desenvolvimento do Circuito das Frutas, direto ou indiretamente e também aos alunos da ETEC Benedito Storani ( em todos momentos simpáticos e atenciosos)