Botões

09/08/2011

Por que se consome tão pouca fruta no Brasil ?


Pesquisa da CNA mostra que o brasileiro gasta apenas 6,2% de sua renda com frutas, legumes e verduras



Por que isso acontece ???

DÊ A SUA OPINIÃO....

DEIXE O SEU COMENTÁRIO!

04/08/2011

Especulação Imobiliária.

A especulação imobiliária  é uma realidade irreversível. 

A expansão urbana tende a aumentar cada vez mais   e no município de Jarinu não é diferente. Jarinu era 100%  de área agrícola e hoje conta com aproximadamente 20%  .

Segundo dados, a agricultura é responsável por 1 a cada 3 empregos, ou seja, é responsável por 37% da mão-de-obra empregada, o Brasil se transformou de importador para exportador, Em 10 anos a demanda mundial por alimentos crescerá 20% e o Brasil atenderá 40% desta demanda. O Brasil pode ajudar  a alimentar o mundo e boa parte dessa produção está no Cinturão Verde- SP.   Mas diante desses dados, porque ainda a agricultura perde espaço e os agricultores sedem à especulação imobiliária?

Agricultura está em um período de transição e diante disso só conseguirá permanecer neste segmento aquele que se profissionalizar e encarar a sua propriedade como uma empresa.

O produtor não vai mais pra roça, ele vai para uma produção de alimentos em grande escala. Hoje o produtor tem de entender de pragas, doenças, leis, impostos, tendências de mercado, gestão de qualidade, logística, meteorologia, economia, marketing, administração de empresas e ainda misturar tudo isso “com muita oração”, porque o fator climático pode ser um grande aliado ou o vilão.

O mercado é competitivo e o nosso maior concorrente não é o nosso vizinho de porteira. Haja visto a quantidade de frutas importadas  da Europa em plena safra nacional.  Por isso, na minha opinião, a especulação imobiliária é apenas uma consequência.
O investimento que o agricultor precisa fazer para se adequar a essa nova  “face” da agricultura é muito caro e só temos um retorno  quando não acontece nada de errado.

O produtor  que quiser sobreviver da agricultura hoje:

1º  tem de se adequar  à nova realidade,

2º não pode desanimar. Dificuldades e oportunidades existem em todos os segmentos,

3º  o planejamento deve ser uma constante.

Tem uma frase que eu utilizo sempre  aqui na Associação Hortifrutiflores:
“O pessimista reclama do vento
O otimista espera que ele mude. 
O realista  ajusta as velas...” de John Maxwell

By Mariliza Scarelli Soranz