Botões

29/11/2011

Convenio 2010/ 2011 - Ibraf e Apex



Estivemos reunidos no dia 29 de nov. na sede do Ibraf ( Instituto Brasileiro de Frutas) e a Apex Brasil: Agencia Brasileiro da Promoção de Exportação e Investimento, juntamente com as empresas que fazem parte do Projeto de Promoção das Exportações de Frutas e derivados.

Novas Cultivares de Pêssegos - EMBRAPA

28/11/2011

Mosca da fruta “nada no ar”



Um estudo sobre o voo da mosca da fruta, publicado na “Physical Review Letters” , revelou que a forma de voar destes insectos não tem “praticamente nada a ver” com "modo padrão" deste movimento, em que as asas são flexionadas na vertical, de baixo para cima e vice-versa.

Os investigadores constataram que as suas asas movem-se na horizontal, num movimento que se assemelha muito mais ao nado de animais aquáticos, sendo esta a primeira demonstração de voadores que usam o arrasto para gerar propulsão.
Segundo os investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, esta descoberta torna-se “mais surpreendente”na medida em que voar e nadar envolvem processos físicos aparentemente muito diferentes. Os animais voadores ganham impulso ao usar as forças de sustentação criadas quando movimentam o ar, enquanto os animais aquáticos usam a força de arrasto, "apoiando-se" na viscosidade da água. Já a mosca-da-fruta também usa o arrasto, mas obtido pela viscosidade do ar, batendo as asas, em média, 250 vezes por segundo.

Através das filmagens realizadas, os investigadores verificaram que as asas da mosca ficam praticamente horizontais, seja qual for a velocidade de voo, mas o movimento de inclinação das asas é mais acentuado quando a mosca está a pairar ou a voar em baixa velocidade.
Segundo os cientistas, quando este insecto quer voar mais rapidamente, muda a inclinação das asas para muito próximo da linha horizontal quando levam as asas para a frente - de forma a cortar o ar com mais eficiência - e trazem-nas de volta para a linha vertical quando movimentam as asas para trás - efectivamente movimentando o ar como os animais aquáticos movimentam a água para se locomoverem.

Esta descoberta, para além de ser uma nova inspiração para projectos de veículos voadores, pode também ter impacto sobre a teoria da evolução. Alguns biólogos já tinham levantado a possibilidade de que alguns animais aquáticos poderiam ter evoluído para animais voadores directamente, sem precisar passar pela etapa terrestre.

Contudo, até então, ninguém tinha conseguido apresentar provas da conversão de um nado num voo, o que se julgava serem coisas absolutamente distintas. Esta nova investigação, segundo os seus autores, dá algum crédito a esta hipótese, mostrando que, pelo menos no caso da mosca-da-fruta, "nadar no ar" é um facto.



26/11/2011

Votação do novo Código Floresta

 votação do novo Código Florestal foi concluída na Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado na tarde desta quinta-feira (24). Agora, a matéria será votada em regime de urgência no plenário já na próxima semana, provavelmente na terça-feira (29).

A primeira etapa foi a aprovação do texto-base do relator do projeto na CMA, senador Jorge Viana (PT-AC), na tarde desta quarta-feira (23). Hoje, foi o dia da apreciação e votação das emendas e destaques. Foram apresentados 77 ao texto de Viana, porém, apenas quatro deles foram aprovados.

Entre as 77 emendas destacadas para votação em separado, uma das aprovadas foi do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), impedindo a regularização de atividades consolidadas em Áreas de Preservação Permanente (APP) localizadas em imóveis inseridos nos limites de unidades de conservação de proteção integral, criadas até a data de promulgação do novo Código Florestal. A emenda também determina que o proprietário deva recuperar a área, conforme prazos previstos na nova lei.

As outras duas emendas aprovadas referem-se ao artigo sobre a responsabilidade pelo uso irregular de fogo em terras públicas ou particulares. Com o novo texto, a autoridade competente pela fiscalização e autuação passa a ser obrigada a comprovar o nexo de causalidade entre o fogo irregular e o dano efetivamente causado.

Avanços - A totalidade da matéria aprovada nesta quinta-feira, após seis confusas horas de discussões truncadas, traz várias emendas sugeridas pela frente ruralista e, por conta disso, deverá ser tranquilamente aprovada no plenário do Senado.

A advogada especialista em direito ambiental, Samanta Pineda, afirmou que trata-se de um relatório de consenso e, por isso, não deve enfrentar grandes barreiras. O que facilitou a aprovação do texto-base foi o acolhimento da emenda 196, de autoria do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), e que altera pelo menos onze artigos do substitutivo apresentado por Viana.

Uma das principais mudanças trata das regras de recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) desmatadas de forma ilegal. O texto aprovado assegura a todas as propriedades rurais a manutenção de atividades em margens de rios, consolidadas até 2008, sendo obrigatória, para rios de até dez metros de largura, a recomposição de faixas de vegetação de no mínimo 15 metros, a contar do leito regular. Isso representa a metade do exigido para APPs em margem de rio.

Para rios mais largos, a emenda estabelece que pequenas propriedades, com até quatro módulos fiscais, devem recompor faixas de matas correspondentes à metade da largura do rio, podendo variar de 30 metros a, no máximo, 100 metros. Essa recomposição obrigatória, ainda para pequena propriedade, não poderá exceder os percentuais definidos para áreas de reserva legal (20% da área da propriedade, exceto para a Amazônia, que tem regras variáveis).

Para as propriedades maiores que quatro módulos fiscais que tenham áreas consolidadas nas margens de rios, a emenda estabelece que os conselhos estaduais de meio ambiente fixarão as dimensões mínimas obrigatórias de matas ciliares, também respeitando o limite correspondente à metade da largura do rio, observando o mínimo de 30 metros e máximo de 100 metros.

Outro ponto positivo da emenda é a da conversão de multas. Com a nova redação, a conversão de multa para pequenos agricultores e donos de terras com até quatro módulos fiscais autuados por desmatamento até julho de 2008 passou a valer também para grandes agricultores.

Além disso, o relator ainda permite a produção agropecuária em encostas entre 25 e 45 graus.

Próximos passos - Após a aprovação no plenário, o projeto volta à Câmara dos Deputados para que os parlamentares possam avaliar as mudanças e aquilo que foi aprovado no Senado.

A expectativa é de que a aprovação na Câmara também aconteça rapidamente, já que o relatório que vem do Senado é um relatório de consenso, que contou, inclusive, com a colaboração de deputados federais da frente ruralista. 

Caso seja aprovado na Câmara, a proposta segue para ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff na mesma semana da aprovação.

Com informações do G1 e da Agência Senado

15/11/2011

Como Nasce um Paradigma

Paradigma é a representação de um padrão a ser seguido. São valores e "preconceitos" que cada ser humano detêm em seu subconsciente, abaixo segue um texto que possa exemplificar melhor o que é ou como nasce um paradigma.

Como Nasce um Paradigma

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro
puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.
Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas
lançavam um jacto de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo
tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancada.
Passado mais algum tempo, mais nenhum macaco subia a escada, apesar da
tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos cinco
macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo
rapidamente retirado pelos outros, que lhe bateram.

Depois de alguma surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada.

Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o facto. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído.
Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam a bater naquele que tentasse chegar
às bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, as coisas sempre
foram assim por aqui..."
Não devem perder a oportunidade de passar esta história para os vossos amigos, para que, de vez em quando, se questionem porque fazem algumas coisas sem pensar ...


É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO"
Albert Einstein

11/11/2011

8º Encontro de Fruticultura

Estamos na etapa de preparação do 
8º ENCONTRO DE FRUTICULTURA  
realizado pela Associação Hortifrutiflores de Jarinu.

Se você é uma  EMPRESA e gostaria de apoiar uma equipe preocupada  
em trabalhar pela valorização da agricultura, profissionalização do produtor rural, 
disponibilizar no mercado produtos de qualidade, preocupada com o meio ambiente e 
com o nivelamento tecnológico, entre em contato conosco.


10/11/2011

Atividades da Hortifrutiflores em 2011


Atividades  Realizadas pela  
Associação Hortifrutiflores de Jarinu em 2011

A Associação Hortifrutiflores de Jarinu  é membro do Conselho Fiscal da Federação UNIFRUTAS ( Federação das Associações de produtores rurais do Circuito das frutas)   e  é parte integrante da Diretoria do IBRAF ( Instituto Brasileiros de Frutas)

Durante o ano de 2011 até a presente data firmamos  as seguintes atividades:

-  Disponibilização de Cotações de insumos para produtores rurais  reduzindo o custo de sua produção em até 20%

- Palestras Técnicas e divulgação de novos produtos: 

·         Fertilizantes,
·         Condicionamento de Solo,
·         Adubo Folear,
·         Nutrição de Plantas,

- Programa Agro SEBRAE – Um programa  de profissionalização do produtor rural, palestras  e  visitas  mensais de um Eng. Agr. Especialista em Fruticultura.

-  Divulgação e Apresentação dos produtos da IVECO  e os tipos de financiamentos disponíveis na empresa,

-  Apresentação dos Programas e Financiamentos do Banco do Brasil com a presença dos gerentes das duas agências no município,

- Boletim Informativo Hortifrutiflores,

-  7º Encontro de Fruticultura de Caroço de Jarinu e região  com a participação de mais de 200 produtores, pesquisadores e estudantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Temas abordados:

·         -  Estratégias para a Comercialização de Frutas (  Instituto Brasileiro de Frutas – IBRAF)
·         - Manejo de Produção  em  frutas de Caroço ( Holantec )
·         - Pragas e doenças   em frutas de caroço e possíveis soluções  ( Sigma Agro Pesquisa)
·         -  Últimas pesquisas  nas ameixeiras ( Esalq / USP)
·         -  Invasão de Frutas Importadas ( Sindipar)

-  Programa Campo Limpo -  Campanha de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos em parceria com  Adiaesp e CATI – EDR Campinas

- Participação direta da Associação Hortifrutiflores  no Grupo de Trabalho pra padronização de  avaliação  de sinistro em frutas , em parceria com a UNIFRUTAS, CNA (Confederação Nacional de Agricultura), Secretária da Agricultura do Estado de São Paulo, Ministério da Agricultura, Porto Seguro, Mapfre, Agro Brasil, UBS

-  Participação direta no trabalho  em parceria com entidades ligadas à agricultura para análise  e reivindicações aos órgãos competentes  sobre a invasão de frutas importadas.

- Ingresso da Associação Hortifrutiflores de Jarinu na Diretoria do Instituto Brasileiro de Frutas – IBRAF

GRUPO ( de mulheres) NOVOS RAMOS COM RUMO CERTO:
Palestras:

- Palestra  sobre Pesquisa e Análise de Mercado - SEBRAE

-  Continuação das atividades  para encaminhamento do Livro sobre alimentos à base de ervas medicinais  e aromáticas  .

- Associativismo e Cooperativismo- SEBRAE

- Essências e óleos aromáticos - CATI

- Culinária com ervas medicinais e aromáticas- CATI

08/11/2011

Critérios para avaliação em cultura de frutas


                                     Unifrutas discute critérios para avaliação de sinistros em culturas de frutas

Nesta segunda-feira (07/11) foi realizada mais uma reunião dos produtores da região do
Circuito das Frutas para discutir os problemas enfrentados com mudanças climáticas
e a ação das seguradoras em casos de sinistros nas culturas de frutas. Participaram
do encontro em Louveira Wilson Canellas e Emilio Bochino da Secretaria Estadual
da Agricultura, José Luiz Hernandes do Instituto Agronômico de Campinas, o presidente
da Unifrutas Julio Veroneze, o presidente da Câmara de Vereadores de Louveira,
Estanislau Steck, Juslaine Baldin, da seguradora Mapfre, Sérgio Kumoto da UBF,
Associações de Produtores e produtores rurais.

O assunto principal da reunião foi a divergência que ocorre durante as vistorias das
seguradoras sobre os danos nas frutas. Os produtores avaliam que, em alguns casos,
as perdas causadas em suas propriedades durante um evento climático não são verificadas
de forma correta pelas seguradoras. Por isso ficou acertado que na próxima reunião as
seguradoras vão apresentar os critérios para vistoria de sinistros e a normatização de
metodologia e informações. Havendo divergências nos critérios utilizados, os produtores
poderão sugerir alterações para as seguradoras.

O objetivo é mobilizar todas as seguradoras que trabalham com propriedades rurais
para que estabeleçam algumas regras de regulação. Assim, essas normas serviriam
de base para a composição de sua carteira de serviços.

03/11/2011

Associativismo e Cooperativismo

 Associativismo e Cooperativismo 
tema da palestra ministrada pela consultora do SEBRAE- SP
Dia 03 de novembro às 19:30

Participação: Grupo Novos Ramos com Rumo Certo.