Botões

10/04/2008

5º Encontro de Fruticultura de caroço de Jarinu e região

Fundada há 5 anos, a associação conta hoje com 42 associados, agricultores dos municípios de Jarinu, Itatiba e Atibaia.
A idéia foi de unir um grupo para enfrentar as dificuldades e encontrar soluções conjuntas, como a compra coletiva de insumos para a produção com custos mais baixos, nivelamento técnico entre os produtores através de cursos de aplicação de defensivos, capacitação rural, cursos de tratoristas, palestra de motivação para funcionários, além de palestras para capacitar a mão de obra agrícola, conscientização ambiental, programa de devolução de embalagem de agrotóxico ecologicamente correto, programa de coleta de lixo doméstico seletivo, programa de recuperação e preservação dos mananciais, inclusive a Sede da Associação Hortifrutiflores de Jarinu está localizada no Córrego Tijuco Preto que faz parte do programa de Microbacias do governo do Estado de São Paulo coordenada pela CATI. Programas que vem dando ótimo resultado social nas comunidades, com isso melhorando a qualidade e produtividade da agricultura praticada em nossa comunidade. A comercialização coletiva das safras é um dos objetivos futuros da associação.
Verduras, legumes e cereais são as tradicionais culturas desenvolvidas por seus associados, mas é nas frutas que a Associação Hortifrutiflores de Jarinu se destaca
Tradicional região produtora de uva para mesa e vinho. Seguida do cultivo de morango, agora é crescente o plantio de pêssego e principalmente ameixa, em função do excelente clima da região que faz com que as frutas produzidas sejam de excelente sabor. Jarinu faz parte do Pólo Turístico do Circuito das Frutas ,é hoje a cidade da ameixa com aproximadamente 50 produtores que cultivam algo em torno de 200 hectares de fruta. Jarinu tem a maior área de ameixa cultivada no estado de São Paulo.
Para a valorização do produto, a união dos produtores tem grande importância, além do crescimento tecnológico, profissional e trocas de informações. Para isso os produtores de ameixa da Associação resolveram organizar o Encontro de Fruticultores de caroço de Jarinu e região. Este ano é o 5º evento consecutivo e vem crescendo a cada ano. Com palestras de grandes pesquisadores / doutores da EMBRAPA- RS e agora da Universidade de Pisa – Itália, além da presença de empresários da área agrícola, produtores e universitários. Com presença de mais de 200 participantes e com uma programação de vai desde o café da manhã até a visita a campo ( término por volta das 17: 00).

Nenhum comentário:

Postar um comentário