Botões

29/09/2010

Boas idéias

O seguro rural hoje conta com 25% de subsidio estadual adicionado a 50% de subsidio de governo federal. Nesse montante, cabe ao produtor rural apenas o pagamento de 25% do valor total do seguro . Para que houvesse a aderência do agricultor ao seguro rural, foi uma longa e trabalhosa caminhada a fim de convence- lo de que é o seguro rural que possibilita, obviamente, a segurança para que, no mínimo, o custo de sua produção seja garantida, dando a sustentação necessária para o produtor continuar com a sua lavoura e produtividade nos anos que se seguem. Entretanto, após a aderência a esse tipo de beneficio do qual já era um direito consolidado do agricultor e após uma grande demanda pelo seguro, eis que o governo federal em 2010, deixa o agricultor na mão. Ou seja, deixa- o sem os 50 % de subsidio do seguro federal. O Brasil enfrenta um período de instabilidade climática e o fenômino La Niña facilita para que sinistros aconteça com maior facilidade.


O Pedido da Associação Hortifrutiflores de Jarinu é que o governo do estado de São Paulo volte a subsidiar o agricultor com os 50%. Entretanto com algumas regras a serem obedecidas. São elas:

25% de subsidio estadual para os produtores rurais.
9% de subsidio estadual para os produtores associados à uma associação de produtores ou cooperativas que sejam atuantes
8% de subsidio para os produtores que preservam os mananciais
8% de subsidio para produtores com reservas de APP.

Total 50% de subsidio do Governo do Estado de São Paulo


Com essa idéia trabalhamos uma importante parte do apoio do Governo para com a agricultura do estado de São Paulo, com a consolidação do trabalho do associativismo e a ação definitiva da concretização da preservação do meio ambiente.

Mariliza Scarelli Soranz

Nenhum comentário:

Postar um comentário