Botões

16/11/2010

Gargalos da Agricultura

A instabilidade climática preocupa os agricultores e, principalmente, nesta época do ano quando há grande incidência de chuvas de granizo.


Há alguns anos atrás houve grande incentivo por parte do governo e seguradoras para que o produtor rural aderisse ao beneficio do seguro.

Entretanto esse ano para a região onde houve maior sinistro em 2009 , não foi disponibilizado subsídio federal ao premio do seguro rural o suficiente.

Ainda não entendemos se foi boicote das seguradoras pelo fato de ser uma região onde ocorre sinistros ou o desinteresse do governo federal em apoiar a agricultura na região. Vale lembrar que em nossa região a agricultura é, em sua maioria, da agricultura familiar sustentável.

Ou seja, o produtor rural precisa da garantia de poder continuar com a sua produção no próximo ano e para isso conta com o seguro agrícola. O seguro não beneficia em 100% o prejuízo do produtor porque em caso de plantas perenes, há desastrosas conseqüências na produção para os próximos anos, pois o granizo enfraquece a planta e isso diminui a sua produção.

Outro problema enfrentado pelos produtores, principalmente os produtores de uva é como a avaliação do sinistro é feita. Segundo as seguradoras, se o granizo “bate” no cacho de uva ainda em crescimento este se reconstituirá e se o granizo quebra o broto ( que já nasce com o cacho de uva) este brotará novamente.

Ora!!! Se o cacho ( com os grãos em forma de chumbinho) se reconstituir depois de sofrer o sinistro... com certeza será com qualidade extremante baixa. No caso do broto que se perdeu por granizo, não há como rebrotar com o cacho de uva. No rebroto a produção é zero.

A Agricultura no Brasil ainda tem muitos caminhos a trilhar para nos tornarmos a potencia que achamos que somos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário