Botões

17/04/2012

Fruticultores de Jarinu e região participam de evento com apoio da Andef



Cerca de 200 produtores de frutas participaram na última sexta-feira, dia 13, do 8º Encontro de Fruticultura de Jarinu e região, realizado pela Associação Hortifrutiflores do município. A Associação Nacional de Defesa Vegetal, Andef, apoiou o evento e participou das atividades com um estande montado no local para distribuição de materiais educativos com esclarecimentos aos produtores rurais sobre o uso correto e seguro dos defensivos agrícolas.
Durante a abertura do evento, Eduardo Daher, Diretor Executivo da Andef, ressaltou a importância das atividades de orientação sobre as novas tecnologias disponíveis ao campo. 'Os produtores de frutas e hortaliças precisam contar com alternativas eficientes para controlar as pragas que invadem as lavouras e garantir que esses alimentos continuem chegando à mesa das famílias brasileiras', destacou.
 Segundo Mariliza Scarelli Soranz, presidente da Associação de Jarinu, o objetivo do evento é estimular o potencial e a responsabilidade do empresário rural. 'Desta forma, ele produzirá com mais qualidade, conhecerá novas pesquisas, novos produtos e melhores tecnologias quanto às boas práticas agrícolas, como manejo de solo e de produção, pós-colheita e comercialização', explica.
O médico e toxicologista, Dr. Angelo Zanaga Trape, da Unicamp, também esteve presente e ministrou palestra sobre os mitos e verdades dos defensivos agrícolas e a saúde pública. 'Nunca, em trinta anos de clínica médica, atendi um único caso de intoxicação por ingestão de alimentos contaminados por agrotóxicos. O agricultor trabalha para produzir alimentos saudáveis', reforçou durante o evento.
Entre os participantes estavam produtores de frutas de caroço, trabalhadores rurais, universitários, pesquisadores e empresários do segmento agrícola das regiões de Jarinu, Vinhedo, Botucatu, sul de Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, além de representantes de outras associações e cooperativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário