Botões

24/10/2012

Salvaguardas


Brasil desiste de criar novas taxas para vinho importado

 

  Da Efe, no Rio de Janeiro

O governo brasileiro anunciou nesta segunda-feira (22) que encerrou o processo para estudar a aplicação de salvaguardas comerciais contra o vinho importado a fim de proteger os produtores locais.

O Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior confirmou que desistiu de aumentar os impostos e de aplicar outras barreiras não tarifárias contra o vinho estrangeiro a pedido dos vinicultores locais, que retiraram sua reivindicação após alcançar um acordo com os distribuidores locais.

Os vinicultores se comprometeram a retirar suas demandas em troca do compromisso por parte das associações de comércio no varejo e dos importadores de aumentar o espaço dedicado ao vinho brasileiro nas lojas especializadas e nos supermercados, segundo um comunicado do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Em virtude do acordo, os supermercados dedicarão 25% de suas prateleiras ao vinho nacional, enquanto os demais estabelecimentos no varejo reservarão 15%.

O objetivo do acordo é elevar as vendas de vinho brasileiro de 19 milhões de litros anuais para 40 milhões nos próximos quatro anos.

Os setores envolvidos também se comprometeram a colaborar para pressionar o governo na redução dos impostos sobre o vinho, além de promover outras medidas de apoio aos produtores.


FONTE:  SITE  WWW.UOL.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário