Botões
22/12/2009
Só de Passagem
O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e cheio de livros.
As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.
- Onde estão seus móveis? Perguntou o turista.
E o sábio, bem depressa olhou ao seu redor e perguntou também:
- E onde estão os seus ?
- Os meus ?! Surpreendeu-se o turista.
- Mas estou aqui só de passagem !
- Eu também... - concluiu o sábio.
"A vida na Terra é somente uma passagem...No entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente, e se esquecem de ser felizes."
"NÃO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL... SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA HUMANA..."
( Texto enviado sem identificação do autor)
Boas festas à todos !!
11/12/2009
DIA DE CAMPO
08/12/2009
27/11/2009
Festa do povo para o povo
Muito obrigada pelo carinho de todos vocês...
A Festa da Ameixa e do Pêssego de Jarinu foi preparada com muito amor e carinho.
Desde o inicio essa festa tem objetivo de homenagear o produtor rural do município, reconhecer o seu trabalho e divulgar o fruto do trabalho da nossa gente. Seja a fruta, a Holerícolas, o artesanato ou a culinária.
Infelizmente soubemos somente no dia 30 de outubro ( um final de semana com feriado prolongado) que a tradicional festa da ameixa não seria realizada... então corremos atrás para fazer o melhor que podíamos e com o que estava ao nosso alcance, em apenas 20 dias.
Pensamos no centro da cidade, no parque do morango e no salão paroquial, porque sabemos que o acesso ao Tijuco Preto é um pouco difícil ) principalmente com essas chuvas, as estradas não estão muito boas), mas 20 dias é um tempo muito curto para disponibilizarmos ou conseguirmos verbas para preparar uma festa, onde devemos pensar e muito, no conforto e na segurança de quem nos visita. Por isso, resolvemos fazer a festa no salão da Capela São José ( pelo menos, se chovesse, o pessoal não ficaria na chuva ! rsrs...)
A FESTA DA AMEIXA desde o princípio é do povo para o povo.
A Hortifrutiflores sempre tem a preocupação de motivar e insentivar o produtor rural, o apoio de que precisa e que é extremanete importante, proporcionando informações tecnicas , para que o produtor possa produzir mais e com mais qualidade. Agregando valor atingindo um mercado que é concorrido, mas que tem grande espaço para produtos diferenciado.
Sempre pensando no produtor rural ( independentemente de ser um associado), a Hortifrutiflores , busca reconhecer e batalhar para que o trabalho do agricultor seja valorizado e reconhecido. Valorizado porque, até mesmo, o alimento industrializado precisa do cultivo para ser processado e reconhecido porque o produtor não pode continuar a ser visto apenas como um simples lavrador, mas sim como um profissional que mantem um papel socio economico muito importante.
A Festa da Ameixa surgiu na administração passada com uma conversa do presidente da Associação Hortifrutiflores na época Waldir Parise, para que fosse valorizado o trabalho do homem do campo , e a fruta de caroço estava em grande evidencia e crescendo muito no município. Como já havia a festa do pêssego em Atibaia... por que não haver a festa da ameixa em Jarinu????
A 1º Festa da Ameixa aconteceu mesmo sem verbas, pois a prefeitura municipal de Jarinu não contava com esse evento no calendário de festividades do município ( veja, não quero enaltecer qualquer administração, mas apenas ser verdadeira) , mas mesmo assim aconteceu e por 4 anos consecutivos a Hortifrutiflores ajudou na realização das festas da ameixa do município de Jarinu, comprando, inclusive todas as madeiras para a construção do quiosque que foi construído na praça para a exposição das frutas.
Um evento consolidado com a sociedade, com o Pólo Turístico do Circuito das Frutas e com os produtores rurais do município. Infelizmente esse compromisso foi quebrado no ano em que aconteceria a 5 festa da ameixa.
Quem quer faz !
A festa é do povo para o povo !
Basta apenas uma equipe competente para a organização, preocupada com beneficio do município e comprometida com o cidadão jarinuense.... que o povo faz a festa sozinhos.
A Diretoria
Sucesso na Festa da Ameixa e do Pêssego de Jarinu
Mas a gente faz a festa bem antes dela começar ... sai cada história e gargalhadas !



Mario Inui- Vice Presidente da Associação dos Morangueiros e Hortifrutigranjeiros de Jarinu e Região.
José Claudemir Ferrara- Vereador
Roberto Santiago - Deputado Federal
Beto Tricoli – Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Atibaia e diretor técnico do Unicidades
Leandro Nalini- Vice Preidente do Circolo Italiano di Jundiaí e Diretor da Casa Civil
José Emilio Bettiol Netto- Pesquisador do IAC
Humberto Rosende- Secretário da Agricultura de Atibaia
Roberto Loschi- Diretor do IBRAF, Conselheiro do Sindicato Rural de Jundiaí,
Waldir Parise- Vice presidente da Associação Hortifrutiflores de Jarinu
José Ivan Musselli- Diretor Cultural da Comunità Italiana di Jarinu
****
10/11/2009
22/10/2009
VI Encontro de Fruticultura de Caroço de Jarinu e Região
"VI ENCONTRO DE FRUTICULTURA DE JARINU E REGIÃO"
que acontecerá em abril de 2010.
Até lá novas informações serão postadas.
Bem como os partrocinadores e apoiadores do evento.
CURSO DE PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE NASCENTES
PREPARE-SE!
CURSO DE PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE NASCENTES PARA PRODUTORES RURAIS -
CONSCIENTIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO
A Associação Hortifrutiflores de Jarinu fica no Córrego Tijuco Preto, Bairro que faz parte do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas que é um programa do Governo Estadual executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, através da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI, com o objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo, que tem a microbacia hidrográfica como unidade de trabalho.
Tivemos a oportunidade de trazer para o município o curso que pretende mostrar à comunidade rural de Jarinu a origem do problema de escassez da água.
E a importância da preservação dos mananciais para não haver a diminuição da vazão das nascentes.
***
Inscrições até dia 03 de novembro ( hff.jarinu@yahoo.com.br)
Vagas limitadas
Local do Curso: Sede da Associação Hortifrutiflores de Jarinu
Dia: 05 de novembro de 2009
Horário: Início 12 horas – Término 19horas
***
Apoio Local: Associação Hortifrutiflores de Jarinu
Realização: Sindicato Rural de Campinas
Patrocínio: Fundo Estadual dos Recursos Hídricos FEHIDRO – CBH – PCJ
16/10/2009
" Ora pois!"
A Associação Hortifrutiflores de Jarinu e a Casa da Agricultura de Jarinu representados pela Presidente da associação Mariliza Scarelli Soranz e o Eng. Agr. José Braga Semis, estiveram presentes no III Forum de Desenvolvimento do Circuito das Frutas no dia 16 de outubro/ 09 que aconteceu no Centro de Engenharia e Automoção CEA/ APTA sob organização da Associação de Turísmo Circuito das Frutas.
“ Um evento muito bem organizado com presença de autoridades de alguns municípios, mas que estiveram somente na abertura. Um evento como este, no qual envolve o Polo Turístico Circuito das Frutas, no mínimo deveria haver a presença das secretárias de agricultura e turísmo dos municípios, por obrigatoriedade ( só para constar: NÃO HAVIA NENHUMA).
Houve uma grande cobrança pela ausencia do produtor rural já que o Circuito é das frutas e não existe Circuito das Frutas sem frutas; logo o produtor rural é importante ( parece).
PERGUNTA: Se o Pólo Turístico do Circuito das Frutas, desde o princípio, baseou o marketing no turismo, ou na importancia de trazer uma nova oportunidade economica para o pequeno produtor rural, porque cobrar pela ausencia dos produtores rurais que não tem foco no turísmo?
Deveria se cobrar pela ausencia das secretarias de turismo e das propriedades turisticas de cada municipio e não dos produtores rurais que não fazem parte da Associação Turística do Circuito das Frutas.
É necessário que se entenda : se é importante a presença dos produtores rurais, que não tem o FOCO no turismo rural nesses eventos( e diga- se de passagem, foi um ótimo evento, com palestra e debates coerentes e significantes) porque o marketing do Circuito das Frutas é baseado apenas o turísmo?
Acho que o que está faltando é a constante avaliação dos municípios que fazem parte deste Circuito que é tão importante para o estado de São Paulo e porque não dizer para o Brasil, para que revejam qual é objetivo MACRO do Pólo Turístico Circuito das Frutas. Se nessa reavaliação perceberem que o produtor rural é importante, então deve- se recomeçar do zero, porque, lá traz o foco foi apenas Turísmo. ( pelo menos é essa a imagem que ficou... )”
Mariliza Scarelli Soranz
PS: Parabéns aos organizadores e a todos que participaram do III Forum de Desenvolvimento do Circuito das Frutas, direto ou indiretamente e também aos alunos da ETEC Benedito Storani ( em todos momentos simpáticos e atenciosos)
22/09/2009
Reivindicação pelo aumento do piso salarial para pesquisadores do IAC
A Associação Hortifrutiflores esteve com o Secretário Adjunto da Secretária da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Sr. Antonio Júlio Junqueira de Queiroz e reivindicou aumento no piso salarial dos pesquisadores e tecnicos do IAC. Pois o Segmento agrícola clama para que pesquisas e desenvolvimento de novas tecnicas e cultivares sejam feitos e o reconhecimento pelo trabalho desses pesquisadores e técnicos devem ser no mínimo reconhecido com um salário nivelado em relação aos trabalhos que desenvolvem, (principalmente por ser um Instituto de Pesquisa), quer sejam doutores ou tecnicos agrícolas; são profissionais que ocupam cargos de extrema importancia para agricultura do país.
21/09/2009
PROJETO PRODUTORES MOTIVADOS
25/08/2009
Projeto: Inclusão Digital
18/08/2009
Vem aí uma carreta carregada de Tecnologia
Os principais temas abordados serão as oportunidades e as soluções relacionadas às culturas predominantes nas regiões visitadas. As ações de educação também serão privilegiadas como a conscientização do uso correto e seguro de defensivos, o descarte de embalagens e a importância do receituário agronômico. Tecnologia e efeitos áudio-visuais serão utilizados para atrair e conquistar a atenção do público. Projeções holográficas, efeitos tridimensionais e cenografia serão alguns dos recursos utilizados para dar ênfase à tecnologia e, simultaneamente, mostrar a importância da sua aplicação ao agronegócio, um dos fortes diferenciais da Syngenta.
Para os jovens e crianças, as apresentações darão ênfase à importância da agricultura sustentável valorizando a família do agricultor. , o meio ambiente e a segurança .
O evento acontecerá no dia 20 de agosto, no Salão Paroquial de Jarinu.
Das 10 horas às 17 horas - ENTRADA FRANCA
17/08/2009
IV SIMPOSIO INTERNACIONAL DE FRUTICULTURA
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (14) 3769 1777 - holantec@uol.com.br
detalhes sobre o evento: http://www.cpact.embrapa.br/imprensa/clipping/2009/07/JF_jul_09simp.pdf
05/08/2009
As Ervas Medicinais no Tempo
1000 d.C. Esta raiz é coisa de ateu, faça esta oração ao Deus que está no céu –
1792 d.C. O Deus não está no céu, quem reina é a razão. Venha até aqui e beba esta poção –
1917 d.C. Esta poção é para enganar o oprimido, sugiro que você tome comprimido –
1960 d.C. Este comprimido é antigo e exótico. Chegou o momento de tomar antibiótico –
1998 d.C. Remédios antibiótico te deixa fraco e infeliz. Eis um novo tratamento, coma essa raiz.
03/08/2009
2º Encontro de Motivação e Liderança

Esse encontro teve como objetivo ajudar na motivação e no entusiasmo do homem do campo para superar os desafios que enfrentam no dia a dia, chova ou faça sol. Pois a lavoura não espera. Tem tempo estabelecido para o plantio, poda e para a colheita. Esse evento não beneficiou somente os proprietários rurais de Jarinu mas também boa parte do comercio da cidade.
A primeira palestra da noite foi sobre a importancia do uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) ministrada pelo Sr. Paulo da empresa Protect EPI Agrícola.
Logo após, todos ouviram sobre a importancia do entusiasmo e da força da paixão para superar os desafios com o Prof. Marins , que com muito dinamismo ensinou que para vencer os desafios, além da força de vontade é preciso ter foco naquilo que deseja.
“A Hortifrutiflores tem caminhado com grande afinco para o produtor rural, que hoje não é mais um simples lavrador, mas um empresário agrícola.” Salientou Mariliza que tem como diretor Vice Presidente o Sr. Waldir Parise , grande insentivador e batalhador, no que se refere ao segmento agrícola e beneficio comum.

02/08/2009
Desenvolvimento Rural
O engenheiro agrônomo José Braga Semis, 51 anos, chefe da Casa da Agricultura de Jarinu, define o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural como um “instrumento de formulação de políticas públicas, com propostas, diretrizes, objetivos e metas construídas de forma participativa”.
O plano, além dos produtores rurais, tem o envolvimento da Prefeitura, Câmara Municipal, organizações não governamentais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, associações de produtores e setores da iniciativa privada ligados ao agronegócio.
Compareceram 24 produtores, “superando nossas expectativas”, disse Semis. Após a apresentação houve um debate com referência ao Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR) e ao Microbacias 2 “Acesso ao Mercado”, e ficou agendado para o dia 24, às 19h30, para o início dos trabalhos.
O plano, que começou a ser gerido a partir do dia 17, visa um projeto na microbacia da região. A chamada Microbacias 1, realizada anteriormente, focava mais a questão ambiental; já a Microbacias 2, conforme Semis explicou, “foca geração de emprego e renda”. “O intuito da reunião foi apresentar o Microbacias 2, e as possibilidades reais que a comunidade tem na formulação de uma política pública direcionada ao meio rural”.
Com essa formação e trabalho integrado, na opinião de Semis, os trabalhadores e produtores rurais poderão alcançar várias realizações através do exercício da cidadania, “sendo co-responsáveis e tendo a possibilidade concreta de vivenciar a execução de suas propostas”.
Depois de elaborado, o plano será analisado pelas Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo para adequações burocráticas e para a verificação se atende também às propostas do Banco Mundial. Nas colocações de Semis, “o custo total do Projeto está orçado em US$ 130 milhões, sendo 60% proveniente de contra partida do Governo do Estado de São Paulo”.
Na primeira reunião foram apresentados os propósitos do plano – “com intuito de provocar discussão e reflexão”.
Para Mariliza Scarelli Soranz, atual presidente da Associação Hortifrutiflores de Jarinu, essa é uma oportunidade daqueles que trabalham no campo de conseguirem ainda mais benefícios. “Sozinhos, nós já conseguimos muitas coisas, mas juntos conseguiremos ainda mais”, salientou.
Fonte: Jornal A Verdade Regional
27/07/2009
SELOS “CIRCUITO DAS FRUTAS”
Para representar os Correios estave presente o diretor Regional São Paulo Interior, Luiz Roberto Pagani. A solenidade de lançamento do Carimbo Postal Comemorativo, que registra o percurso da Mala Filatélica “Circuito das Frutas – Turismo Rural” aconteceu no Paço Municipal, as 9 horas.
O Circuito das Frutas é uma região compreendida por dez municípios circunvizinhos: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, que têm nas suas economias uma forte presença do setor rural, principalmente da fruticultura. O forte do Circuito está nas visitas às propriedades produtoras de frutas (uva, morango, caqui, pêssego, figo, ameixa, goiaba e acerola, entre muitas outras) e seus derivados, como licores e compotas.
Data Edição: 24/07/09
Fonte: Jornal de Itupeva
06/07/2009
Plano Plurianual
A Associação Hortifrutiflores de Jarinu e a Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, através da Casa da Agricultura (CATI), convidam os Produtores Rurais para elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável 2010 – 2013.
É a sua oportunidade para apresentar propostas, Compareça.
DATA: 17 DE JULHO DE 2009
LOCAL: SEDE DA ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DO TIJUCO PRETO
HORÁRIO: 19:30 HORAS
31/05/2009
Projeto 2009- 2010
O objetivo principal da Hortifrutiflores é suprir as necessidades do produtor rural no sentido de levar a informação e mostrar as diversas opções para a sua melhor escolha.
A Hortifrutiflores no exercício da diretoria que assumiu no mês de abril pretende continuar trabalhando com honestidade, competência e dedicação para valorizar o produtor rural e sua família.
Levar informações de novos produtos, novas tecnologias e oportunidades.
Para o mês de maio consolidamos a confraternização com sócios e família juntamente com as empresas parceiras que sempre apoiaram os trabalhos da Hortifrutiflores.
Dentre os nossos objetivos e projetos para 2009 e 2010, estão:
Visitas:
- À Feira de tecnologia Agrishow;
- Visita à Feira técnica Hortitec;
Cursos Técnicos e Palestras :
- Aplicação de defensivos e uso de EPI para mulheres;
- Curso de pulverização APLIQUE BEM;
- Curso de Ervas Medicinais e Aromáticas;
- Curso de Primeiros Socorros;
- Palestras com empresas parceiras para a divulgação de novos produtos e novas técnicas existentes no mercado;
- Apresentação de diferentes tipos de seguro agrícola;
- Conscientização da importância da agricultura sustentável e rentabilidade familiar com a possibilidade da inclusão do Turismo Rural;
- Normas de Regulamentação NR 31;
Social:
- Confraternização com sócios e família, empresas e amigos;
- Jantar dançante para integração da Hortifrutiflores, sócios e amigos;
- Participação no projeto MANANCIAIS com a escola municipal Rodolpho Soranz situada no Bairro Pinhal juntamente com a Coordenadoria e Abastecimento de Tecnologia Integrada – CATI
Eventos:
- 2º Encontro de Motivação e Liderança;
- 6º Encontro de Fruticultura de Caroço de Jarinu e Região;
- 1º Encontro de Holerícolas;
Meio Ambiente:
- Conscientização do Uso do EPI para aplicação de defensivos
- Continuidade do programa de devolução de embalagens de agrotóxicos ecologicamente correto.
- Conscientização do destino do lixo gerado na produção agrícola;
- Cursos sobre pulverização também para mulheres,
***
A Diretoria da associação sabe que mais importante que querer fazer é trabalhar com dedicação e competência para que os objetivos e sonhos se concretizem.
Confraternização- 2009


Na primeira parte desta noite foi apresentado a Nova Diretoria e o projeto de trabalho para 2009 e 2010, logo após foi entregue os certificados de conclusão dos cursos de Processamento Artesanal de Frutas, Processamento Artesanal de Pães e Pulverização feitos na associação pelo SENAR e também os certificados do APLIQUE BEM – (Arysta e IAC ).
Foi uma noite que ficará marcada na história da Associação Hortifrutiflores de Jarinu porque além do clima de alegria e descontração entre os presentes, também foi firmado ainda mais a parceria e amizade que nos envolve.
13/05/2009
2º Noite de Motivação e Liderança
Nosso Maior objetivo é conscientizar sobre a importancia da motivação na vida pessoal e profissional e também sobre a preservação do meio ambiente pois, somos parte dele.
Entre os objetivos especificos da nossa noite de MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA, estão:
a. Coscientização da importancia e obrigatoriedade do uso do EPI;
b. Conscientizar sobre a importancia da preservação do meio ambiente;
c. Valorizar o espaço em que se vive e se sentir parte dele;
d. Motivar o produtor rural e seu funcionário, e dar oportunidade de viver com entusiamo e liderança.
Na programação do Evento pretendemos incluir palestras técnicas como ,utilização do EPI, Conscientização Ambiental e de Motivação e Liderança.
NÃO PODEMOS ESQUECER QUE O DESANIMO É CONTAGIANTE...
MAS O ENTUSIASMO TAMBÉM !!!
Sob Nova Direção
Sobre a presidencia de Mariliza Scarelli Soranz e do Vice Presidente Waldir Parise, a nova diretoria pretende trabalhar com afinco para o benefício do produtor rural e sua família, pois em suas propriedades a maioria dos produtores contam com o apoio da esposa e filhos. Voltarão as palestra para esplanação de novos produtos e eventos a fim de trazer ao produtor o apoio, sujestões e benefícios tão necessários a qualquer empresa, seja ela rural ou não. As decisões referente a palestras, parcerias, cursos serão resolvidas juntamante com a diretoria, pois entendemos que um grupo somente se fortalece e consegue abrir novos horizontes quanto caminham juntos e na mesma direção.
16/04/2009
Exibir mapa ampliado
Qual é a Vantagem de ser sócio de uma associação?
Vantagem? Nenhuma.
Querer ter vantagem sobre um grupo é atitude individualista e oportunismo.
Ao ser sócio de qualquer entidade você tem o beneficio de estar em um grupo que comungam dos mesmos ideais, ter a força de um grupo e lutar para o benefício de todo um segmento. Sozinhos somos fortes mas, unidos somos mais fortes ainda e podemos quebrar paradigmas.
O que é preciso para ser sócio da Associação Hortifrutiflores?
Para ser nosso sócio é preciso ser uma pessoa comprometida e ter a consciência do quanto é importante batalharmos juntos pelo produtor rural.
Use a sua força com mais força e faça parte da luta pelo reconhecimento da importância da agricultura .
Porque o associativismo é importante?
Para a valorização do produtor rural e de seu produto, a união dos produtores tem grande importância, pois a força não se concentra apenas no individuo, mas no peso da união e no resultado de transformação que uma grande massa pode conseguir.
“ Na área do associativismo ainda há muitos tabus que necessitam ser quebrados, bem como muitos pré conceitos a serem esclarecidos para que o individualismo, já enraizado na sociedade, não sufoque as oportunidades de sustentabilidade que uma associação agrícola pode oferecer e que tanto é necessária.” Mariliza S. Soranz
Como faço para ser sócio da Associação Hortifrutiflores ?
Documentos necessários:
- cópia do CPF e RG
- cópia do Deca
Taxa de matrícula
Quais os trabalhos desenvolvidos pela Associação Hortifrutiflores?
A Assoc. Hortifrutiflores disponibiliza palestras em parceria com empresas e entidades do segmento com o objetivo de proporcionar o nivelamento técnico e profissionalização dos produtores rurais, consequentemente, disponibilizando ao mercado produtos de qualidade com saúde e segurança.
Além disso, tem batalhado juntamente com outras instituições contra a desmedida importação de frutas, lutando para o reconhecimento, respeito e valorização da fruticultura nacional.
Conscientização e apoio na devolução ecologicamente correta de embalagens de defensivos agrícolas.
Realização dos Encontros de Fruticultura
clique aqui para saber mais sobre as atividades realizadas no último ano
Bº Tijuco Preto
Jarinu- SP
Pólo Turistico do Circuito das Frutas
CEP 13240-000
Tel. (11) 4016-5833
e-mail : hff.jarinu@yahoo.com.br
Horário de Atendimento:
Segunda à Sexta feira das 13h às 17 h
02/04/2009
Diretoria Atual
Dir. Presidente - Waldir Parise
Vice Presidente - Sergio Ferrara
Diretoria Anterior
1º Pleito- 2009 a 2011
2º Pleito- 2011 a 2013
Diretoria Atual
Dir. Presidente- Mariliza Scarelli Soranz
Vice Presidente - Waldir Parise
1º Secretário- Clodoaldo Soranz
2º Secretário- Marcos Parise
1º Tesoureiro- Antonio Soranz
2º Tesoureiro- Sergio Ferrara
Membros do Conselho Fiscal
José Eduardo Mingotti
Jorge Rodrigues de Oliveira
Everton Luis Biasin
Membros suplentes
Nivaldo Tafarello
Wellington Gallo
Eclair Bulgarelli