Botões

26/08/2010

Agricultura Moderna

Antigamente o médico da família cuidava desde o nascimento até a morte do seu cliente. Podemos chamá- lo de clínico geral.

Hoje em dia o mercado de trabalho está mais exigente e demanda uma especialização. Quem de nós procura um otorrinolaringologista se precisamos de um cardiologista? Um ortopedista se precisa- se de um obstetra?

Há muitos anos a “modernidade“ bateu à nossa porta e como consumidores estamos mais exigente com a marca do produto e sua procedência, prazo de validade, com o tamanho e a resistência das embalagens e o conteúdo dentro dela, se a lata está amassada, se o olho do peixe está brilhante, a carne vermelha ou a fruta fresca.

Com a modernidade herdamos, também, a crise do meio ambiente que já soava o seu alerta há muito tempo, mas ninguém decifrou. Porque não compreendia ou porque simplesmente ignorou. Novas pragas em nossas lavouras, novos desafios a cada dia a superar.

Entretanto hoje, filhos da modernidade, não podemos fechar os olhos e fingir que não estamos enxergando, nem entendendo o que está acontecendo à nossa volta. No mais seria omissão, consequentemente pura irresponsabilidade.

A especulação imobiliária bateu à nossa porta, o alto preço dos insumos e o descontrole climático, grande índice de perda de produção por vários fatores, aborda-nos para uma reflexão: Vale a pena continuar?

Eu respondo com grande segurança. Não, não vale a pena continuar, se o produtor rural continuar enxergando o seu trabalho como a herança que seu pai lhe deixou e portanto continuar agindo como um lavrador, ou seja, aquele clinico geral que cuidava da saúde de toda a família deste o bambino até a nona.

Mas se partirmos da idéia que com a modernidade herdamos novos desafios a superar, também temos o benefício dela, com novas técnicas, novas pesquisas e novos produtos ; Consequentemente consumidores exigentes, tanto quanto somos quando vamos adquirir um produto.

Se o produtor rural não se adequar às novas técnicas e normas, não cuidar do meio ambiente, e não entender que a agricultura hoje é uma agricultura moderna e sustentável, não será um profissional que o mercado exige e por conseguinte, além de ter um produto de má qualidade, atrapalhará o mercado do “produtor consciente”. Passando a fazer parte do mercado negro, cúmplice da grande rede de pirataria que tanto vemos nos noticiários e que podemos comprovar a cada esquina onde encontramos produtos copiados. Plena falta de respeito com os profissionais que trabalham com seriedade para proporcionar aos consumidores produtos de qualidade com qualidade de vida e responsabilidade.

by Mariliza Scarelli Soranz

Nenhum comentário:

Postar um comentário