Botões

11/12/2012

DEFENSIVOS PARA OS MINOR CROPS


DEFENSIVOS PARA OS MINOR CROPS
As hortaliças mais atingidas são o pimentão, pepino e morango
As hortaliças mais atingidas são o pimentão, pepino e morango
Os representantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças aguardam a apreciação e regularização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do uso de defensivos agrícolas para as hortaliças, como pimentão, pepino e morango, consideradas Minor crops. Eles estiveram reunidos na última quinta-feira (6), em Brasília.
O presidente da Câmara Setorial e presidente da Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos em Entrepostos de Abastecimento, Waldir de Lemos, afirmou que "o produtor brasileiro está precisando de uma solução urgente para os Minor crops no combate às pragas e doenças".
Carlos Schmidt, presidente do Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort), que congrega toda a cadeia produtiva brasileira, apresentou as principais ações para 2013. Entre as medidas estão a disseminação das boas práticas agrícolas, de forma que o alimento chegue mais saudável possível para o consumidor nas cidades, e o estímulo ao associativismo. Schmidt disse também que é intenção do Ibrahort fazer o levantamento do perfil socioeconômico dos olerícolas, saber quem produz, onde produz, o que produz e onde ele comercializa sua produção.
Outro assunto debatido durante a reunião da Câmara Setorial foi a exigência da padronização das embalagens usadas nas centrais de abastecimento. "Há uma grande deficiência entre os minis e pequenos agricultores para a utilização de embalagens higienizadas e rotuladas que permitem a rastreabilidade das hortaliças", diz o presidente da Cadeia Produtiva, Waldir de Lemos.
Fonte: MAPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário