Botões

17/10/2010

Agricultura Moderna


         A agricultura é uma atividade das mais belas e dignas já praticadas pelo homem. É ela a responsável pelo sustento de milhões de famílias, pela geração da maior parte das riquezas do país e, principalmente, pelo alimento e manutenção da vida. ( Risosfera)
        Antigamente o médico da família cuidava desde o nascimento até a morte do seu cliente. Podemos chamá- lo de clínico geral.
        Hoje em dia o mercado de trabalho está mais exigente e demanda uma especialização. Quem de nós procura um otorrinolaringologista se precisamos de um cardiologista? Um ortopedista se precisa- se de um obstetra?
       Há muitos anos a “modernidade“ bateu à nossa porta e como consumidores estamos mais exigente com a marca do produto e sua procedência, prazo de validade, com o tamanho e a resistência das embalagens e o conteúdo dentro dela, se a lata está amassada, se o olho do peixe está brilhante, a carne vermelha ou a fruta fresca.
        Com a modernidade herdamos, também, a crise do meio ambiente que já soava o seu alerta há muito tempo, mas ninguém decifrou. Porque não compreendia ou porque simplesmente ignorou. Novas pragas em nossas lavouras, novos desafios a cada dia para superar.
       Entretanto hoje, filhos da modernidade, não podemos fechar os olhos e fingir que não estamos enxergando, nem entendendo o que está acontecendo à nossa volta. No mais seria omissão, consequentemente pura irresponsabilidade.
       A especulação imobiliária bateu à nossa porta, o alto preço dos insumos e o descontrole climático, grande índice de perda de produção por vários fatores, aborda-nos para uma reflexão: Vale a pena continuar nesse segmento? Não, não vale a pena continuar, se o produtor rural insistir em encarar o seu trabalho como a herança que seu pai lhe deixou e portanto continuar agindo como um lavrador, ou seja, aquele clinico geral que cuidava da saúde de toda a família deste o bambino até a nona.
       Mas se partirmos da idéia que, com a modernidade, herdamos novos desafios a superar, também temos o benefício dela, com novas técnicas, e tecnologias em evolução, novas pesquisas e novos produtos ; Consequentemente consumidores exigentes, tanto quanto somos quando vamos adquirir um produto.
       O produtor rural deve- se atentar para as necessidades das boas práticas agrícolas e entender que a agricultura hoje deve ser uma agricultura de precisão, portanto sustentável, e que para tanto requer seriedade e profissionalismo, principalmente diante de uma situação onde as margens de lucro, quando existem, são cada vez mais apertadas.
       Atitudes simples como análises de solo,rotação de cultura, adubação verde, plantio direto, manejo de produção e de solo adequados, podem fazer grandes diferenças.

Mariliza Scarelli Soranz

Nenhum comentário:

Postar um comentário